Vereador questiona mudança no pagamento do auxílio-alimentação em Araxá

O vereador Jales André (PT) apresentou um requerimento na Câmara Municipal de Araxá solicitando esclarecimentos sobre o Pregão Eletrônico nº 09.043/2026. A medida visa obter detalhes da prefeitura sobre a contratação de uma empresa para gerenciar cartões magnéticos de auxílio-alimentação, o que sinaliza uma mudança no atual modelo de pagamento dos servidores públicos municipais.
Atualmente, o benefício de R$ 900,00 é pago diretamente em pecúnia na folha de pagamento. A possível transição para o uso exclusivo de cartões magnéticos gerou dúvidas entre o funcionalismo sobre a rede credenciada e a liberdade de uso do recurso. O parlamentar argumenta que a legislação vigente não impõe a obrigatoriedade de cartões ou redes específicas.
No documento enviado ao Executivo, foram feitos 13 questionamentos, incluindo as motivações financeiras para a alteração e se há orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) que justifiquem a medida. O vereador também solicitou cópias dos estudos técnicos e termos de referência que fundamentam o processo licitatório em curso.
O objetivo é garantir total transparência no processo e evitar inseguranças financeiras para as famílias dos servidores. O requerimento agora segue os trâmites legislativos aguardando o envio das respostas oficiais por parte da prefeitura e das secretarias competentes. Com informações de Jornal Araxá.



