Cidades

Uso de pipas causa apagão para 1,1 milhão de clientes em Minas e acende alerta na região

·há 3h·Araxá, MG
Uso de pipas causa apagão para 1,1 milhão de clientes em Minas e acende alerta na região
Uso de pipas causa apagão para 1,1 milhão de clientes em Minas e acende alerta na região

O número de interrupções no fornecimento de energia elétrica causadas por pipas na rede da Cemig cresceu 45,7% em um ano. No último ciclo monitorado, mais de 1,1 milhão de clientes mineiros foram afetados por desligamentos provocados pela prática. O levantamento aponta que a situação continua crítica em 2026, com mais de 205 mil consumidores prejudicados apenas nos primeiros meses do ano, reforçando a necessidade de conscientização nas cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Especialistas da Cemig alertam que o perigo é potencializado pelo uso de materiais proibidos, como o cerol e a linha chilena. Além de causarem curtos-circuitos e rompimentos de cabos de alta tensão, esses materiais tornam as linhas condutoras de eletricidade, aumentando o risco de choques fatais para quem brinca e para pedestres ou motociclistas. A legislação mineira proíbe a venda e o uso desses itens, com multas que podem ultrapassar os R$ 289 mil em casos de reincidência.

Para garantir a segurança, a orientação é que as pipas sejam soltas apenas em campos abertos e parques, longe de postes e fiações metálicas. Jamais deve-se tentar recuperar objetos presos na rede elétrica, pois o contato com equipamentos energizados pode ser fatal. Em caso de ocorrências ou cabos partidos, a população deve manter distância e acionar imediatamente a concessionária pelo canal de atendimento 116. Com informações de Jornal Araxá.