Polícia Civil apura morte de recém-nascido após uso de abortivo em Patrocínio

A Polícia Civil de Minas Gerais instaurou um inquérito em Patrocínio para investigar as circunstâncias da morte de um recém-nascido, ocorrida na última quinta-feira (18). O bebê estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 31 de maio, após um nascimento traumático ocorrido no banheiro de uma unidade hospitalar da cidade.
Segundo as investigações preliminares, a mãe, uma jovem de 20 anos, teria dado entrada na Santa Casa de Patrocínio após ingerir medicamentos com propriedades abortivas. Enquanto aguardava o atendimento médico, a criança foi expelida em um vaso sanitário. O recém-nascido foi prontamente socorrido e encaminhado para cuidados intensivos, mas não resistiu após 18 dias de internação.
O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para perícia, e amostras biológicas seguiram para Belo Horizonte para exames complementares que determinarão a causa exata do óbito. Na última sexta-feira (19), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão do celular da investigada para auxiliar na coleta de provas.
A justiça agora analisa o caso sob a ótica de aborto tentado e homicídio consumado. Profissionais de saúde que atuaram no socorro já prestaram depoimento à delegacia local. As diligências continuam para verificar se houve a participação de terceiros ou coautoria na facilitação do medicamento utilizado pela gestante. Com informações de Jornal Araxá.



